• As empresas de sucesso de hoje em dia dão uma grande importância ao MKT.
  • O MKT combina várias actividades e não só a publicidade. No MKT estão incluídos a pesquisa, o produto, a distribuição, o pricing, a publicidade, etc.
  • Conceito de MKT: Processo social de gestão em que os indivíduos e os grupos de indivíduos obtêm o que querem e o que necessitam através da criação e troca de produtos e valor entre eles.
  • Os conceitos-chave de MKT são: necessidades, vontades (wants) (forma assumida pela necessidade humana quando formada pela cultura e personalidade de cada um), exigências (demands), produtos e serviços (qualquer coisa que possa ser oferecido a um mercado de modo a satisfazer as suas necessidades, vontades e exigências), valor, satisfação e qualidade, trocas, transacções e relações entre entidades, e mercados.
  • Ao decidir que produto comprar, o consumidor decide-se por aquele que lhe der um maior valor relativo. Valor do consumidor é a diferença entre a mais-valia daquele em comprar e utilizar um produto, e o custo de o ter obtido. A satisfação do consumidor depende da percepção de valor que tira da performance do produto comparado com as suas expectativas iniciais. A satisfação do consumidor está tão ligada ao conceito de qualidade, que, as empresas adoptaram o conceito Total Quality Management (TQM).
  • Marketing Management é a análise, o planeamento, a implementação e o controlo de programas designados para criar, construir e manter trocas que beneficiam os consumidores e os objectivos da organização.
  • As cinco filosofias do MKT: Conceito de produção (os consumidores optam pelos produtos que são fornecidos em grande escala. As empresas tentam aumentar a eficiência na produção, fazendo diminuir os preços), conceito de produto (os consumidores optam pelos produtos que oferecem mais qualidade, performance e características inovadoras. As empresas fazem um esforço adicional para adicionar mais-valias aos produtos), conceito de venda (os consumidores não compram produtos se as empresas não fizerem um grande esforço promocional e produzirem em grande escala), conceito de MKT (as organizações só atingem os seus resultados se conseguirem determinar e satisfazer as necessidades dos consumidores, melhor do que os seus concorrentes), conceito de marketing social (a mesma coisa que o anterior mas com uma preocupação de longo prazo, com o ambiente, a sociedade, etc)
  • Actualmente, há uma mudança na forma como se conectam as empresas com os consumidores, com as outras empresas, com os seus parceiros de negócio, etc. através do desenvolvimento das tecnologias.